sábado, 7 de abril de 2012

Relembrando história: sobre Catedral do Inferno


Em 2008, vários tributos a Cartola chegaram às lojas em função do seu centenário. O disco coletivo Cartola 100 Anos - O Autor E Seus Intérpretes, produzido por Thiago Marques Luiz foi um deles. O projeto, na verdade, é uma coletânea de interpretações feitas da obra de Cartola. Porém, não só uma miscelânea de registros antigos e clássicos, o disco trazia novas gravações de Rita Ribeiro, Fabiana Cozza, Célia, Alaíde Costa e é claro, de Marcia Castro.
Seguindo o seu costume de rebobinar coisas antigas que não foram muito gravadas na sua época, Marcia foi escalada para defender Catedral do Inferno, uma parceria pouquíssimo conhecida de Cartola com Hermínio Bello de Carvalho. Esse registro foi o pontapé inicial da parceria de Marcia com Thiago Marques Luiz e rendeu-lhe participações em outros tributos produzidos por ele.


Thiago Marques Luiz comenta sobre Catedral Do Inferno e sobre Marcia

"A Marcia é sem dúvida alguma uma das maiores cantoras surgidas no Brasil nos últimos anos. Tem personalidade, voz e presença. A vi pela primeira vez no Teatro Crowne Plaza, numa temporada que ela fez para lançar o seu disco Pecadinho e fiquei hipnotizado pela sua performance estranha e fascinante. Nessa época a convidei para gravar CATEDRAL DO INFERNO no disco do centenário do Cartola, que produzi pra Sony. A musica era praticamente inédita, tanto que nem estava editada.... Ela foi gravada apenas dentro de um pot-pourri no disco TE PEGO PELA PALAVRA da cantora Marlene., em 1974. De la pra ca fizemos varios projetos e nos tornamos amigos. Adoro a Marcia.".


Em 2011, para o seu mais novo disco, Marcia gravou uma nova versão dessa canção. Com ares mais psicodélicos e a participação do amigo Kiko Dinucci nas guitarras. 

Logo abaixo, coloco pra vocês ouvirem a gravação original de Marlene, o resultado final do registro de Marcia. E por fim um vídeo de Marcia cantando a faixa com a amiga Mayra Andrade em um dos shows do Pecadinho em Salvador.

Versão De Marlene:



Versão De Marcia:





PS: O depoimento de Thiago Marques Luiz foi dado pelo facebook. Aproveito para a agradecer mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário